quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Galvão filma nóis

O ARRASO DOS HERÓIS DA GUITARRA

Guitar Heroes AdvertRIO DE JANEIRO - Quem sentiu falta de uma boa banda no show da estrela Laurie Anderson do Canecão, vai poder, se esbaldar hoje à noite com a apresentação única do evento 'Guitar Heroes', às 2lh3O no Hotel Nacional, que reúne uma amostra da nata da guitarra dos anos 70: o holandês Jan Akkerman, ex-líder do grupo Focus; a banda inglesa Wishbone Ash, e o alucinante Leslie West, criador do grupo americano Mountain e depois do West, Bruce & Laing, um imbatível trio de bard rock com o baixista Jack Bruce, do lendário Cream, Estes veteranos heróis da guitarra simplesmente arrasaram em três shows no fim de semana em São Paulo no Projeto SP, com uma aula de energia e puro rock'n'roll que deixou os fãs do heavy metal de boca aberta.

Com uma guitarra branca grafitada de vermelho, o holandês Jan Akkerman mostrou porque foi uma das principais figuras do Focus e responsável pelos conhecidos hits do grupo, como Sylvia e Hocus Pocus. Apoiado numa excelente banda, com um diálogo perfeito entre uma poderosa bateria, a marcação do baixo e os teclados, Akkerman tem o completo domínio da guitarra. Seja improvisando em longos solos, balanceados entre o rock e o jazz, ou em rajadas com pitadas blues, o holandês é um virtuoso da guitarra. Capaz de fazer o público viajar em acordes supersônicos, manter um balanço funkeado, ou levantar a platéia com a performance do hit Sylvia.

Guitar Heroes AdvertA banda inglesa Wishbone Ash, liderada pelos guitarristas Andy Powell e Ted Turner, também não decepciona. Os dois ajudaram a consagrar o duelo de guitarras nos anos 70 e se apresentam com a formação original da banda, com o baixista Martin Turner e o baterista Steve Upton. Com as peripécias de duas guitarras solos, o grupo exibe um ensandecido rock básico. Andy Powell, que parece ter saído de uma cena de 'Laranja Mecânica', com uma guitarra em forma de foguete, usa bastante a distorção e produz uma overdose de riffs, enquanto Turner, mais elegante, ponteia acordes macios e redondos, usando em algumas músicas uma guitarra sintetizada. O resultado seria bom se o grupo não insistisse tanto em cantar, o que soa datado demais, como uma volta ao passado de algum palco Inglês dos anos 70.

Mas a grande atração da noite é mesmo o alucinado Leslie West, 43 anos, o mais velho desses heróis da guitarra e o mais exuberante e energético de todos. Gordurho, com uma calça rasgada nos joelhos e uma jaqueta curta demais para sua barriga, West, com os cabelos ouriçados, tomou conta do palco e arrasou. Usando uma guitarra sint Steinberg, o rockeiro destilou um som visceral, acompanhando de uma poderosa voz cortante. Tocando sempre em alto volume, sem usar os pedais da guitarra, mas tirando seus feedbacks da própria intensidade do volume, West fez misérias, mostrando que sabe tudo de guitarra, rock e blues. Ele cita Jimi Hendrix nos acordes do hino americano, arrepia num blues com voz rasgante e estraçalha no rock pesado.

Num final apoteótico, digno do mais experimentado herói da guitarra, liderados pelo demoniaco Leslie West, o holandês Jan Akkerman e os ingleses do Wishbone Ash retomam ao palco para uma faiscante e improvisada performance do clássico 'Johny B. Good', do avô do rock Chucky Berry. Depois de mais de duas horas de alta adrenalina, o público foi ao delírio, num show que é uma aula e exibição impecável de estilos, recomendável por puro deleite e até como lição de casa para todos os roqueiros nacionais.

Roberto Comodo - Dica do Dia - Jornal do Brasil - Rio de Janeiro 1989


Muito bem,o show realmente foi fantástico,principalmente que o Cesar Reis me ligou querendo saber se eu queria que ele comprasse meu ingresso e diante da minha afirmativa ele comprou e eu fui igual a um desesperado lá para São Conrado o cupar a cadeira central da primeira fila da platéia,ou seja ,o melhor lugar do show que lotou o teatro.

Ele estava com uns amigos deles que levaram uma filmadora e que filmaram todo o show do Jan Akkerman. Quando entrou o Wishbone Ash o teatro veio abaixo e eles continuaram filmando tudo. Sai o Wishbone Ash e entra o Leslie West,gordão,pesadão mas arrepiando na guitarra. E eles ali na primeira fila filmando tudo. Mais eis que sem mais nem menos, o Leslie West para o show,chama os seguranças,aponta na nossa direção e o barraco está formado.

Cesar e seus amigos são chamados pelos "homens" que querem porque querem o filme da filmadora . Essa lenga - lenga demorou quase o show inteiro,que ele já havia retornado a tocar, e que eu o único da turma que viu por completoMas no final,como os caras viram que não era pirataria e sim filmagem por puro prazer de ter registro do show, acabou liberando todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário